São mais de 300 mil euros o que Braga investe no Natal 2016, um valor que a autarquia admite “significativo”, justificado pelo facto de aliar à dimensão festiva a componente económica. O retorno esperado é de 65 milhões de euros.
A cerimónia de inauguração das iluminações acontece esta quarta-feira, pelas 20 horas, na Arcada, e vai iluminar 6 edifícios, cerca de 50 ruas e 12 rotundas.
Ricardo Rio afirma que o investimento “tem um retorno exponencial para a cidade”, sustentando-se nas contas de Domingos Macedo Barbosa, presidente da Associação Comercial do Minho (ACB), que estima que partir do próximo dia 10 até ao final do ano, a passagem de mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas da Cidade dos Arcebispos e um volume de negócio superior a 65 milhões de euros nos sectores do comércio, turismo e serviços.
“Quem se deslocar a Braga neste período vai certamente viver uma experiência única, divertir-se com a família ou amigos e usufruir de múltiplas actividades, ao mesmo tempo que aqui realizam as suas compras, contribuindo para a dinamização do comércio local”, o presidente da autarquia, apontando a cidade como “um dos principais destinos natalícios do país”.
Lídia Dias, vereadora da Cultura, salientou que o Natal é “um dos momentos mais ricos e importantes” da cidade ao longo do ano. “Pelo quarto ano consecutivo o evento cresceu e é, sem dúvida, uma das apostas ganhas deste executivo. São dias mágicos em que transformamos Braga em cidade de Natal, com um ambiente festivo e espírito de comunidade trabalhado ao mais ínfimo pormenor por todos os que se associam a este grande evento”, referiu.
PROPOSTAS PARA TODOS OS PÚBLICOS; TITO PARIS NA PASSAGEM DE ANO
As propostas para estes dias são diversificadas e orientadas para diferentes públicos. Personagens do imaginário natalício percorrem as ruas do Centro Histórico e interagir com miúdos e graúdos em ambiente de grande diversão.
Um dos principais atractivos para as crianças é a Tenda de Natal, situada na Avenida Central e que terá mais de 50 horas de programação.
No dia 15 de Dezembro, às 10h30, realiza-se a Corrida do Pai Natal, destinada às crianças dos Jardins-de Infância e alunos do 1.º ciclo.
No sábado, dia 17, assinala-se o ´Natal na Rua´, com um vasto conjunto de actividades marcadas durante todo o dia, esperando-se grande afluência de pessoas nas ruas.
No dia 18, a partir das 15 horas, decorre a Parada de Natal, um desfile de criatividade e magia que conta com centenas de participantes, animadores e grupos de dança que encarnam personagens do imaginário natalício. A Parada terá como palco as principais ruas do Centro Histórico. Soldadinhos de chumbo, bailarinas, circo de malabares, banda filarmónica, trenós, duendes, elfos, o Pai Natal e a rena Rudolfo farão parte deste momento único e mágico.
Para a noite de 22 está reservado um Concerto de Natal, com a Orquestra Barroca e Coral da Casa da Música.
A este programa junta-se o maior Presépio Vivo da Europa, que se realiza na freguesia de Priscos entre os dias 18 e 17 de Janeiro.
Do programa também faz parte a Corrida de S. Silvestre, que tem lugar no dia 30, pelas 21h30, e que compreende um percurso de 10km que atravessa as principais artérias do centro.
Este ano, Braga volta a fazer a Passagem de Ano nas ruas, numa festa onde não faltará a música e o fogo-de-artifício. A partir das 22h00, no palco instalado na Avenida Central realiza-se um grande concerto de Tito Paris e animação até às 04 horas da ‘matina’ com Karetus e vários dj’s locais.
FG (CP 1200)