A Câmara de Braga analisa, em reunião de Executivo, na próxima quinta-feira, no gnration, atribuição de um apoio financeiro de 100 mil euros à Associação Centro de Medicina P5 para dar continuidade ao apoio clínico à população.
O P5 consiste no apoio clínico à população do Concelho, através de plataformas digitais de monitorização e de avaliação de sintomas clínicos em articulação com as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.
Entre 2022 e 2024, o avaliador de sintomas (APP P5, de utilização gratuita) acompanhou 10.420 munícipes, sendo que 82,8% dos casos foram resolvidos exclusivamente com a utilização da aplicação.
Desta forma, conseguiu-se evitar que, pelos menos 77% das pessoas, recorressem a serviços de saúde presenciais.
No mesmo período, o P5 realizou sessões de promoção da saúde, que envolveram cerca de 5.000 pessoas, rasteiros (8.300 pessoas), 210 consultas de psicologia e medicina da dor.
Segundo a proposta a analisar, a renovação do protocolo com o município vai possibilitar a criação do Programa de Apoio a Cuidadores Informais, a participação no Observatório em Saúde, a manutenção da gratuitidade da APP P5, a bolsa de consultas em regime híbrido (Psicologia, Medicina Geral e Familiar, Psiquiatria, Cessação tabágica e Estimulação Cognitiva), a promoção de formação certificada e sessões de promoção da saúde.