O Balcão Único da Câmara de Braga, localizado no edifício do Pópulo, conta a partir desta quinta-feira com o ‘Espaço Energia’, que apresenta aos munícipes soluções concretas de eficiência energética, apoio à reabilitação habitacional, informação sobre autoconsumo, mobilidade elétrica e aconselhamento sobre tarifários energéticos.
A abertura do espaço contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio, do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, e do vereador do Ambiente, Altino Bessa.
Com este novo espaço, Braga passa a integrar a rede de espaços energia liderada pela ADENE – Agência para a Energia.
O Espaço Energia presta atendimento personalizado e gratuito, ajudando os munícipes a reduzir consumos, melhorar o conforto térmico das suas casas e aceder a apoios como o ‘Vale Eficiência’. Com apoio técnico da ADENE, o espaço conta com uma equipa capacitada e alinhada com os padrões de qualidade da Rede a nível nacional.
Na inauguração, o secretário de Estado do Ambiente salientou “o forte compromisso” que o município bracarense “tem demonstrado com a transição energética, investindo na mobilidade sustentável, na eficiência dos edifícios públicos e privados, e em projetos inovadores de sustentabilidade urbana”.
Já Ricardo Rio, referiu que o concelho” tem estado na vanguarda em termos de políticas de eficiência energética”, lembrando que, desde há três anos, “Braga possui um programa de combate à pobreza energética, gerido pela BragaHabit, que possui um financiamento anual de meio milhão de euros para apoiar agregados com menos recursos económicos na otimização das suas condições energéticas dos seus domicílios”.
A par do programa BragaSol, que apoia a realização de melhorias em habitações, Ricardo Rio salientou, que através do seu Balcão da Energia, já prestava aconselhamento e apoio aos cidadãos nas áreas de eficiência energética, reabilitação de habitações, energias renováveis, autoconsumo e comunidades de energia renovável. “
Quando fomos desafiados pelo Governo para integrar esta rede de espaços energia, sentimos que estávamos, de certa forma, na vanguarda desta orientação estratégica que o Governo está a adotar”, sustentou o autarca.
ESPAÇOS ENERGIA
Os Espaço Energia são balcões únicos de apoio ao cidadão em matéria de eficiência energética, energias renováveis, reabilitação urbana, autoconsumo e literacia energética.
Criados no âmbito da Reforma RP-C21-r44 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), estes espaços oferecem atendimento gratuito e personalizado.
A Rede Espaço Energia, coordenada pela ADENE, conta já com 85 entidades aderentes, das quais 64 são membros efetivos, tendo superado a meta definida no PRR. Estes espaços funcionam em articulação com o Observatório Nacional da Pobreza Energética e são centrais na divulgação de futuros programas como o E-Lar e os Bairros Mais Sustentáveis.
As candidaturas para adesão à Rede e constituição de novos espaços continuam abertas até 30 de maio de 2025, com financiamento até 50 mil euros por espaço, através do aviso disponível em www.fundoambiental.pt.