O presidente da Câmara de Braga participou, esta quarta-feira, no ´Building Bridges for Inclusion – A Partnership Building Activity´, organizada pelas Agências de Portugal e Espanha do Programa Erasmus + Juventude em Acção no âmbito da Capital Ibero-Americana da Juventude.
O evento, que se prolonga até domingo, conta 50 participantes dos dois países e tem como objectivo principal explorar os projectos desenvolvidos no âmbito do Programa Erasmus + como ferramentas para a promoção da inclusão social. A iniciativa pretende potenciar um “ambiente favorável à criação de redes e parcerias entre organizações activas no domínio da juventude”.
Ricardo Rio referiu que Braga tem trabalhado a dimensão da inclusão junto dos mais novos. “Construir uma melhor sociedade para o futuro depende da motivação dos mais jovens para serem agentes de transformação do mundo. Temos efectuado diversos esforços no sentido de apoiar o voluntariado e as associações que actuam na área social”, disse.
“Braga, sublinhou o autarca, “é uma cidade que beneficiou da influência da Universidade do Minho e que tem verificado uma enorme dinâmica ao nível da inovação, empreendedorismo e capacidade de transformação tecnológica”.
“A cidade tem conseguido aliar um passado histórico extremamente relevante a uma grande vitalidade na área da juventude, com a presença no território de diversas estruturas juvenis que nos ajudam a desenvolver as nossas políticas municipais de juventude e a encontrar as melhores soluções com base nesses contributos”, disse.
Ricardo Rio defendeu que os contributos dos jovens são fundamentais na definição dos pilares para o futuro. “Este ano, em que Braga detém o título de Capital Ibero-Americana da Juventude, assumimos como prioritário dar voz à juventude e potenciar a sua participação nas mais diversas áreas”, frisou.