O Comité Executivo da Eurocities aprovou a candidatura de Braga enquanto membro de pleno direito desta rede de cidades. Esta decisão foi tomada na Conferência Anual da Eurocities Cooperation Platform, que decorreu no Porto e que juntou cerca de uma centena de participantes de cidades europeias que lidam directamente com a rede Eurocities.
Do programa fizeram parte sessões temáticas, workshops e debates, onde Braga esteve representada por Nuno Gouveia e António Barroso do Gabinete de Apoio à Presidência e receberam a informação da integração de Braga na rede pela Secretária-Geral da Eurocities, Anna Lisa Boni.
Ricardo Rio considerou muito relevante “o facto de Braga ter sido aceite como membro de pleno direito desta prestigiada organização, é prova que a cidade está a percorrer um caminho correcto no sentido de se posicionar em termos internacionais”.
“O facto de Braga estar nesta plataforma, juntamente com Porto e Lisboa, permitir-nos-á ter mais parceiros internacionais nos nossos projectos e partilhar as valências dos nossos projectos em termos europeus, mas aprender também com as boas experiências de outras grandes cidades”, acrescentou o autarca.
Braga apresentou a candidatura no passado mês de Abril à Eurocities, sabendo que à partida que não cumpria um dos critérios de admissão: ter mais de 250 mil habitantes.
“No entanto, o facto de ser a terceira cidade do país, a capital da região do Minho e de ser um município com um papel político muito relevante na Euro- Região Galiza- Norte de Portugal foram aspectos fundamentais para Braga ser aceite nesta rede de grandes cidades europeias” explica a autarquia em nota às redacções.
O que é a Eurocities?
A Eurocities foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias. Integra actualmente 139 cidades de mais de 40 países.
Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque amplo de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto da instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A Eurocities é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.
Realiza-se em Milão, entre os dias 16 e 18 de Novembro, a Assembleia Geral Anual da Eurocities, uma plataforma política que reúne os responsáveis políticos das cidades membro, sob o lema ‘Shating Cities’ e serão discutidos assuntos relevantes para as cidades europeias.
O Comité Executivo da Eurocities é neste momento presidido pelo presidente da Câmara de Nantes, estando também na direcção os presidentes de Ghent, Birmingham, Leipzig, Barcelona, Florença, Liubliana, Milão, Roterdão, Estocolmo, Viena e Varsóvia.