A Quinta Pedagógica de Braga apresentou, esta sexta-feira, a 2º edição da Carta para Alimentação Saudável e Sustentável, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local que visa promover produtos biológicos e receitas tradicionais.
A partir dos produtos biológicos da Quinta e das suas actividades lúdico-pedagógicas, este documento contém conselhos e estratégias para promover uma alimentação saudável junto da população.
A Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável é um projecto de sensibilização que reflecte para a importância de uma alimentação saudável, com maior consumo de frutas e legumes, a par de alimentação mais sustentável ambientalmente, com o consumo de produtos locais, de época, produzidos com técnicas de agricultura biológica e com menor pegada ecológica.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, destacou que esta iniciativa se enquadra na celebração da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.
“Para além do foco na promoção de uma alimentação saudável e sustentável, pretendemos também nesta edição chamar a atenção para a importância do combate ao desperdício alimentar, mostrando como podemos reaproveitar alimentos que, à partida, poderiam ser considerados desperdício, mas não o são”, afirmou, acrescentado que “é essencial na lógica de ‘produzir local, consumir local’ e, assim, reduzir a pegada carbónica dos alimentos. Este trabalho de transmissão de mensagens educativas e ambientais começa com o público mais jovem, que é o futuro, e já demonstra preocupação com estas questões”.
Já a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, acrescentou que é fundamental levar para as escolas projectos que “acompanhem a tendência de sustentabilidade e realcem a importância de comer bem”.
“As crianças absorvem com mais facilidade estas mensagens e, muitas vezes, são elas que fazem com que os adultos repensem os seus comportamentos diários Queremos ainda incentivar momentos de convívio em família torno da cozinha. Estas experiências não só promovem hábitos saudáveis, mas reforçam também os laços familiares, tudo enquanto se pratica a sustentabilidade”, disse.
A iniciativa contou ainda com a presença do presidente da ATAHCA – Associação de Desenvolvimento Local, José Mota Alves. O momento ficou também marcado pela presença de alunos do Centro Escolar de S. Frutuoso que elaboraram uma das receitas do livro.
Consulte a Carta para Alimentação Saudável e Sustentável AQUI.