O município de Braga vai liderar o projecto internacional ‘Cidadania Digital para o Talento Inteligente’, uma iniciativa inovadora que une Portugal, Costa Rica e Argentina, anunciou esta quinta-feira a autarquia.
Em comunicado, a Câmara de Braga refere que o projecto tem como objectivo “implementar um modelo de alfabetização digital que promova o conceito de talento inteligente, direccionado a adultos em situação de vulnerabilidade económica, com idades entre os 18 e os 55 anos”.
Além do município de Braga, que lidera este projecto, são ainda parceiros o Instituto Tecnológico da Costa Rica e o município de Santa Fé, da Argentina, com quem Braga tem um acordo de geminação desde 2017.
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, este projecto reafirma o papel do município como “agente global de inovação e inclusão social”.
“Esta iniciativa reflecte o compromisso de Braga com o futuro. Através da cooperação com instituições da Costa Rica e da Argentina, estamos a criar soluções que transformam desafios em oportunidades, promovendo a inclusão digital e o talento das nossas comunidades”, refere.
Ricardo Rio considera que este tipo de parceria “fortalece” a cidade e “posiciona Braga como um exemplo de progresso sustentável”. “Mais uma vez utilizamos a nossa rede de cidades geminadas para colaborar em projectos internacionais, pois só assim faz sentido estabelecer este tipo de acordos”, enaltece o autarca.
Este projecto está enquadrado no Fundo de Cooperação Triangular da União Europeia, Costa Rica e América Latina e Caribe, chamado Ventana Adelante e inclui um financiamento de 71.304 euros.
Com uma duração prevista de 12 meses, está alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, em particular o ODS 4, que visa assegurar uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa. “Através desta iniciativa, pretende-se capacitar comunidades, reforçando as competências digitais e abrindo portas a novas oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal”, sublinha a Câmara de Braga.