Até ao próximo sábado, o Mercado da Páscoa, instalado no Campo da Vinha, espera acolher muitos dos milhares de visitantes nacionais e estrangeiros que esta quadra escolhem Braga para viverem de perto as solenidades da Semana Santa.
Mais de 40 expositores colocam os seus produtos à disposição dos visitantes e, para além da vertente comercial, o Mercado da Páscoa conta com encenações dos quadros bíblicos alusivos à época pascal.
“Esta iniciativa é uma oportunidade para os produtores exporem os seus produtos num momento em que a cidade recebe milhares de turistas para acompanhar as solenidades da Semana Santa”, refere Atino Bessa, vereador do Desenvolvimento Rural.
“Este certame oferece algo mais a quem passa pelo centro histórico e, com toda esta atractividade, estou certo que os visitantes vão acrescentar valor económico a estes artesãos e a quem vive desta actividade”, acrescentou Bessa, sublinhando que a autarquia “tem procurado criar todas as condições para que estas iniciativas de apoio aos produtores nacionais e ao artesanato possam continuar a acontecer e a crescer”.
O mercado é uma iniciativa conjunta do município e da Associação de Artesãos do Minho, que pretende “promover os valores patrimoniais e turísticos da região, bem como, valorizar o artesanato e o comércio local, recriando um ambiente de mercado através do comércio, das artes e ofícios, gastronomia e doçaria tradicional”.
O Mercado da Páscoa funciona das 10 às 24 horas e a iniciativa assume, ainda, um carácter solidário, contando com a presença dos projectos IRIS e ‘Hodi Kibera’.