Braga volta a trazer o Teatro para a rua em mais uma edição do ‘Mimarte já a pensar em afirmar-se como um Festival Ibérico de Teatro de rua. A 17.ª edição do Festival de Teatro de Braga, que se realiza entre 1 e 9 de Julho, tem no Rossio da Sé e no Theatro Circo os palcos de excelência.
“Tivemos a preocupação de criar um programa que fosse capaz de proporcionar bons espectáculos para públicos diferentes, sabendo que o teatro de rua é um formato muito exigente”, afirmou esta segunda-feira, durante a apresentação do festival, vincando que, “futuramente, o Mimarte tem tudo para se afirmar como um Festival Ibérico de Teatro de Rua”.
“Esta é uma das formas mais democráticas de fazer Cultura e de criar uma relação intensa com o público”, referiu Lídia Dias, vereadora da Cultura.
“Desta forma damos o melhor pontapé de saída para a programação cultural de Verão, trazendo o teatro para as ruas de Braga e dando a possibilidade a todos de assistirem a peças de enorme qualidade e de forma gratuita”, explicou a vereadora, salientando a “excelência das produções teatrais protagonizadas por companhias de renome”.
Dos nove espectáculos em cartaz, oito são apresentados no Rossio da Sé e têm entrada livre. A única peça em espaço fechado e com entrada paga (5 euros) tem como palco o Theatro Circo, no dia 9 de Julho, às 21h45.
‘A Balada do Velho Marinheiro’, da companhia Teatro do Mar, é a peça que abre esta edição do Mimarte, a ter lugar às 21h45, de sexta-feira, no Rossio da Sé. No dia seguinte à mesma hora e no mesmo local, é a vez de entrar em cena ‘Pozzo – O Porco que Dança’, uma co-produção das companhias d’Orfeu AC e Cão à Chuva.
No dia 3 de Julho entra em cena a primeira companhia espanhola, com os Markeliñe a apresentarem ‘La Vuelta ao Mundo en 80 Cajas’, seguindo-se os compatriotas La Nave del Duende, que irão apresentar o espectáculo ‘El Chef Chop Chop y el Tik Tak de Fidelia’, no dia 4 de Julho.
‘Brisa ou Tufão’ é a peça do dia 5, um espectáculo a cargo da companhia de teatro Circolando, seguindo-se ‘A Maior Flor e Outras Histórias Segundo José’, pela companhia Teatro Art’Imagem, a ter lugar no dia 6 de Julho. A companhia Bracarense PIF’H irá apresentar o espectáculo ‘Singular no Plural’ no dia 7, e a Compañia Tranvia Teatro a peça ‘El Hospital de los Podridos’, no dia 8 de Julho.
O Festival de Teatro de Braga encerra no dia 9 de Julho, no Theatro Circo, com a peça ‘As Mentiras que os Homens Contam’, um espectáculo com tradução para Língua Gestual Portuguesa, a cargo da companhia Margem Narrativa.
Toda a programação do Mimarte está disponível em: https://goo.gl/9TNbw6
FG (CP 1200)