Braga marca presença no Portugal Smart Cities Summit, que decorre até esta sexta-feira no Centro de Congressos de Lisboa, com a apresentação dos projectos implementados no âmbito das Smart Cities.
“Braga integra um grupo de cidades que se compromete a monitorizar o respectivo desempenho e a fazer reflectir os resultados nas suas políticas com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficiente”, refere o vereador João Rodrigues sustentando que a participação da autarquia no Portugal Smart Cities Summit “permite uma intensa partilha de conhecimentos sobre os mais variados sectores que comungam do conceito de cidades inteligentes”.
PROJECTOS
As plataformas desenvolvidas para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), através da parceria tecnológica com a IBM, a Universidade do Minho e a Bosch, bem como a tecnologia das empresas incubadas na StartUp Braga, ou projectos como o ‘Chatbot’, a aplicação ‘BragaINCOMING’, e a plataforma de monitorização da actividade de recolha de lixo pela AGERE, estiveram em destaque no primeiro dia do evento.
Braga apresenta, ainda, os planos previstos para o futuro. O projecto ‘Braga Resolve’, o canal interactivo do município, ou o projecto ‘MYCITY Braga’, são as novas soluções que brevemente estarão ao serviço dos bracarenses.
A aplicação ‘Braga Resolve’ será mais uma ferramenta à disposição dos munícipes para reportem uma ocorrência que será automaticamente localizada por gps, enviada para uma plataforma e imediatamente reportada aos respectivos serviços municipais com vista à resolução do problema reportado. Após a recepção da ocorrência, o problema é analisado e avaliada a sua prioridade de forma a ser escalonada uma intervenção. Esta tecnologia permite que o munícipe que reportou a ocorrência acompanhe de forma interactiva todo o processo, desde o primeiro contacto até à resolução do problema.
O evento tem como objectivo agregar municípios, empresas, universidades e startup’s, num certame que tem, também, a sua componente de negócio. O Portugal Smart Cities Summit apresenta-se como a montra ideal para debater o futuro das Smart Cities, em diversos sectores como a energia, TICE (tecnologias de informação, comunicação e electrónica), mobilidade, transportes, água, resíduos, ambiente e habitat.
FG (CP 1200)