‘Um futuro desejável para a Ínsula das Carvalheiras’ foi o mote da sessão pública que o município de Braga realizou, no Museu D. Diogo de Sousa, para debater o futuro daquele núcleo arqueológico. Inserida no ciclo ‘Conversas do Pelouro’, a iniciativa permitiu recolher propostas, visões e ideias, tendentes a definir o futuro imediato da Ínsula das Carvalheiras.
O debate contou com a presença de Miguel Bandeira, vereador do Urbanismo, de Manuela Martins, da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, de Isabel Silva, do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, e de Armando Malheiro da ASPA.
Miguel Bandeira sublinhou que a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Quarteirão da Ínsula das Carvalheiras “é uma oportunidade para potenciar o património arqueológico de origem romana como factor de desenvolvimento social da cidade”.
“Este debate, no qual se saúda a presença e a participação activa de muitos bracarenses, não será o único sobre o tema e convidamos a população a participar com contributos através dos ‘vários canais’ da câmara municipal”, referiu.
De acordo com Bandeira, o plano de pormenor, a elaborar no prazo de 660 dias, tem como principal foco a preservação e valorização do património cultural, limitando as construções nessa área.
“Pretendemos com esta figura legal ordenar, proteger e potenciar os valores arqueológicos que ocupam o território, de modo a adequar o crescimento, o desenvolvimento urbano e a regeneração do edificado envolvente em função do valor que é preciso proteger. O processo de musealização da Ínsula das Carvalheiras enquadra-se como uma acção prioritária deste executivo”, garantiu.
Relembre-se que está aberto, desde o dia 26 de Fevereiro, e durante um período de três meses, o prazo de participação pública para a elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Quarteirão da Ínsula das Carvalheiras, cuja área de intervenção se situa na união de freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, na zona do centro histórico da cidade de Braga.
Os documentos para a participação pública estão disponíveis em http://www.cm-braga.pt/pt/0502/viver/urbanismo/planeamento-urbano/planos-de-pormenor.
Os contributos podem ser enviados para o endereço electrónico pps.carvalheiras@cm-braga.pt