Braga marcou novamente presença no Salon Mondiale du Tourisme, em Paris, com objectivo principal, segundo António Barroso, “cativar e apaixonar os franceses”, um mercado que registava “um forte crescimento” antes da pandemia.
O adjunto do presidente da Câmara Municipal de Braga em afirma em comunicado, que outro dos objectivos da presença no Salão Mundial de Turismo que é uma das maiores mostras turísticas a nível europeu, que reuniu cerca 400 destinos e mais de 400 profissionais, entre agências de viagens, operadores turísticos, unidades de alojamento e actividades de lazer, foi também “convidar a elevada diáspora portuguesa que há muito tempo não visita Braga ou desconhece os mais recentes desenvolvimentos a nível de actividades e estruturas para serem também os embaixadores da cidade além-fronteiras”.
“Antes da pandemia já sentíamos um forte crescimento do mercado francês em Braga, por isso, considerando a relevância e forte adesão popular a este salão de turismo, foram ingredientes primordiais para este certame estar no nosso plano de acções anual”, explica avançando que se pretende em futuras edições “alargar mais a nossa presença com operadores turísticos locais que nos possam acompanhar, bem como alargar a promoção ao território da CIM Cávado ou até de todo o Minho”, frisou António Barroso, que marcou presença neste certame, em Paris.
“Apostamos ainda no denominado ‘mercado da saudade’, onde a ligação aos nossos emigrantes que hoje, até por fruto da aposentação, têm outra disponibilidade para conhecerem o país e mostrar todas as riquezas que Braga oferece é fundamental para atrair mais turismo”, referiu.
A imagem positiva do destino Portugal, “particularmente de Braga e do Minho”, como “espaço convidativo e de grande beleza, com um povo simpático e hospitaleiro”, foram um dos focos da promoção efectuada.
Outros argumentos levados à capital francesa foram “a dinâmica cultural, a fantástica gastronomia, os vinhos verdes de excelência, os eventos da idade, as provas desportivas de todas as modalidades e a autenticidade”.
“O sector do turismo tem-se difundido por todo o mundo, ganhando importância para as economias nacionais e regionais. Num mundo global, a competitividade entre os destinos turísticos rege-se pela capacidade de atrair o maior número de turistas, satisfazer as suas necessidades, desenvolver-se de um modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida da população residente. Identificámos várias motivações que são importantes para os franceses na escolha do destino Portugal e apresentámos todas as potencialidades e atractivos turísticos de Braga”, resume António Barroso.