A associação internacional ‘Iter Romanum – Caminhos Romanos na Europa’ realiza esta terça-feira sua assembleia-geral no Museu D. Diogo de Sousa. Este é um projecto de cooperação europeu no âmbito do património cultural, educativo e turístico europeu que visa promover e divulgar as estradas e sítios romanos que integram a rede.
A associação agrega diversas instituições europeias (municípios, museus e fundações de vocação cultural), que têm vindo a desenvolver esforços na consolidação de um modelo de conservação e difusão deste património e, simultaneamente, na sua promoção como destino de um turismo cultural.
Ricardo Rio, que recebeu os responsáveis da associação, considera que esta rede tem o mérito de ligar pessoas, instituições e cidades através do seu passado comum, do presente e da sua visão para o futuro.
“Esta é mais uma oportunidade de valorizar a nossa identidade e o legado romano nos nossos territórios. Em Braga temos vindo a desenvolver diversas iniciativas de preservação e valorização do património romano e esta assembleia permite trocar experiências no sentido de fortalecermos esta herança riquíssima”, referiu o autarca.
O evento pretende aprofundar o estado actual da investigação a nível nacional e internacional da rede viária romana e debater a sua conservação e divulgação, sendo para tal, convocados à discussão, estudos científicos, experiências inovadoras e exemplos de boas práticas em divulgação do património arqueológico.
Os parceiros fundadores desta rede incluem a cidade de Braga, a Rede de Cooperação das Cidades da Rota da Via de la Plata (Espanha), o MuséoParc de Alésia (França), a Fondazione Aquileia (Itália), a cidade de Arlon (Bélgica) e o Instituto para a Protecção dos Monumentos Culturais de Sremska Mitrovica (Sérvia).