A Câmara de Braga inaugurou este domingo a requalificação da Escola da Pateira, cujo usufruto foi cedido pela autarquia à União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos através de um contrato de comodato.
O edifício foi equipado com novas valências, nomeadamente um posto de enfermagem, um albergue para os peregrinos de Santiago de Compostela, uma loja social, várias salas destinadas às reuniões das associações locais e espaços para ensaios de vários grupos culturais locais.
A intervenção, a cargo da União de Freguesias, teve um custo total de cerca de 70 mil euros.
De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara, o trabalho efectuado no espaço é “notável”.
“Sempre defendemos que cabia à União de Freguesias decidir qual o melhor uso a dar ao equipamento, no sentido de toda a população dele poder usufruir, e hoje [ontem] ficou provado que tomamos a decisão correcta. É de sublinhar a capacidade demonstrada para reinventar o espaço e dar-lhe as excelentes condições que agora ostenta para servir a população a nível social, lúdico e até turístico”, referiu.
Por seu turno, Ricardo Ferreira, presidente da União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, admitiu que a requalificação do edifício era uma ´ambição antiga´ dos cidadãos.
“O espaço está ao serviço da comunidade e de todos os cidadãos, colmatando com as valências com que está equipado, lacunas identificados na parte social e cultural do território”, referiu.