Na primeira sessão da nova temporada da iniciativa ‘Biblioterapia para Idosos’, o céu resolveu cair aos pedaços, na sede da União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto.
Extraído do livro ‘Contos para rir’, da autora Luísa Ducla Soares, a história transformou-se numa animação lúdica com um jogo de expressão/comunicação e que tratou de bichos, bichinhos e bicharocos, mas sem se saber que bichos eram e o que tinham em comum.
Numa dramatização bem conseguida de Celeste Magro e Conceição Marques, animadoras da biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, apenas se sabia que todos os bichos presentes nesta história faziam parte de uma quinta e divertiram todos os presentes, com uma grande interacção entre todos.
Com o objectivo de divertir, socializar e estimular a imaginação e atenção do público presente, a hilariante história da galinha barulhenta que dizia que o céu lhe tinha caído em cima, quando afinal não passava de uma satisfação de uma necessidade primária de um pássaro que por ali passava. Com isto, provocou um autêntico alvoroço na quinta…
A actividade, intitulada ‘Histórias sem Idade’, teve como principais objectivos proporcionar momentos recreativos, ocupacionais e de alívio de tensões diárias, através da brincadeira e do lazer, para além de estimular o gosto pelos livros e pela leitura.
Presente na iniciativa esteve também João Pires, presidente do executivo daquela União de Freguesias e fez questão de elogiar o excelente e meritório trabalho das técnicas da biblioteca que já vai em quatro anos.
O autarca desafiou ainda os presentes a visitarem a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, “que é já uma referência na nossa cidade”. De resto, João Pires referiu também que espera que as novas instalações da União de Freguesias sejam para breve “para receber ainda melhor estas e outras iniciativas”.
A sessão contou ainda com a presença de Amélia Rodrigues, vogal do executivo e, pela primeira vez, com alguns utentes do Lar de Santa Cruz.