Entre 7 e 26 de Agosto são muitos os motivos para os amantes de cinema se deslocarem ao Parque da Ponte. A Câmara de Braga, em colaboração com o Cineclube Aurélio da Paz dos Reis e a Confederação – colectivo de investigação teatral, programou propostas de cinema, mostras documentais e oficinas direccionadas para o universo da sétima arte e da construção da imagem em movimento.
A edição 2017 do ‘A gosto de Verão’ – cinema ao ar livre, tal como nos anos anteriores, tem lugar no Anfiteatro do Parque da Ponte de 15 a 19 Agosto, sempre às 21h30.
Nesta edição é percorrido quase um século de cinema, revisitando ‘A Felicidade’, de Medvedkin, um filme de 1934. Este filme, que abre a presente edição no dia 15, é musicado ao vivo por Ana Deus & Diana Combo, uma dupla que faz olhar para esta obra de um jeito novo, criando pontes sonoras com outras obras cinematográficas. E a edição é fechada dia 19 com o Phanton Trio, que ao som do contrabaixo, saxofone e bateria, apresenta ‘O Navegante’, realizado por Buster Keaton, em 1924.
FERNANDO LOPES HOMENAGEADO
Este ano o realizador português homenageado é Fernando Lopes (1935-2012), com o ‘Crónica dos bons malandros’ (16 Agosto), um filme de bandidagem à portuguesa, cheio de humor e truques de faca e transistores a pilhas.
Do outro lado do Atlântico chega ‘A que hora ela volta?’ (17 Agosto), de Anna Muylaert, uma obra de 2015 que disseca com humor e precisão arrepiante as diferenças de classe e a ideia de privilégio como algo não estanque.
Tem ainda lugar uma sessão de cinema de animação com o novíssimo ‘A minha vida de courgette’ (18 Agosto), antecedido pela curta-metragem ‘Pronto, era assim’, que traz a Braga as realizadoras Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues para falarem do seu filme.
Caso as condições atmosféricas não permitam a exibição dos filmes ao ar livre, o cinema passa para a Estufa Municipal.
‘OFFICINAS’ DE VERÃO
No dia 7 de Agosto arrancam as ´Officinas de Verão´, que acontecem todos os dias das 14h30 às 18h00. Nesta Officinas podem ser construidos caleidoscópios, zootrópios, e outros brinquedos ópticos fundamentais para a educação do olhar e responsáveis para que a cultura da ilusão do movimento criada por dispositivos científico-tecnológicos se tivesse afirmado, aquando do aparecimento do cinema à 120 anos atrás.
No dia 14 é inaugurada a mostra documental ‘O sótão era assim’. Nela se encontram os cenários e as marionetas que serviram como pano de fundo à curta-metragem intitulada ‘Pronto, era assim’, que é projectada no ciclo ´A gosto de Verão´. Aqui pretende-se mostrar o que não é visível no filme, os métodos de construção e de montagem das marionetas, os detalhes do cenário e suas dimensões. Através desta mostra é possível descobrir os métodos de animação utilizados na técnica stop-motion.
Ao longo de duas semanas são ainda ser repostos, todos os dias às 10h30, os Animatographo volume 6 e volume 7. Dia 16 o Animatographo volume 6 – Policias e Ladrões começa com a projecção do clássico ‘Aniki-Bóbó’, de Manoel de Oliveira. Segue-se dia 17 ´The Kid´, de Charles Chaplin, e dia 18 ´A Suspeita´, de José Miguel Ribeiro.
Relativamente ao Animatographo volume 7, que assinala os 120 anos da escritora Enid Blyton, inicia-se dia 21 com ´Uma Aventura´, de Tony Kysh, e continua dia 22 com ´Os Pequenos Vagabundos´ de Pierre Gaspard-Huit, dia 23 com o ´Verão Azul´, de Antonio Mercero, dia 24 com ´Pipi das Meias Altas´, de Olle Hellbon e fecha dia 25 com ´O Pequeno Bando´, de Michel Deville.
Programação Completa:
AGOSTO DE VERÃO – CINEMA AO AR LIVRE
15 a 19 Agosto, terça a sábado || 21h30
Local: Anfiteatro do Parque da Ponte*
*em caso de chuva a sessão acontece na Estufa Municipal
OFFICINAS DE VERÃO
7 a 26 Agosto, segunda a sábado || 14h30
Local: Estufa Municipal
MOSTRA DOCUMENTAL: ‘O SOTÃO ERA ASSIM’
14 a 26 Agosto, segunda a sábado|| 14h30 – 18h00
Local: Estufa Municipal
ANIMATOGRAPHO VOLUME 6: POLÍCIAS E LADRÕES
16 a 18 Agosto, quarta a sexta|| 10h30
Local: Estufa Municipal
ANIMATOGRAPHO VOLUME 7: ENID BLYTON
21 a 25 Agosto, segunda a sexta|| 10h30
Local: Estufa Municipal