O Banco Local de Voluntariado (BLV) da Câmara de Braga assinalou, na Quinta Pedagógica, o final de mais um ano de actividades do projecto socioeducativo e ambiental ‘Semear para Comer’.
Da iniciativa constou o almoço, confeccionado com os legumes cultivados no projecto, e muita animação, da responsabilidade do Grupo de Cantares Tradicionais do BLV. A actividade contou com a presença de Firmino Marques, vice-presidente da autarquia.
O projecto ‘Semear para Comer’ tem como objectivo a promoção da saúde e de uma agricultura amiga do ambiente. As actividades decorrem uma vez por semana na Quinta Pedagógica, onde os cerca de 20 utentes do CAO da Associação de Paralisia de Braga participam em todo o processo de cultivo da horta, desde a sementeira, limpeza das ervas, rega até à colheita.
O projecto é ajustado às características dos beneficiários e as acções visam o retorno educacional, emocional, integrativo e terapêutico. Incluído neste projecto está também um conjunto de actividades desenvolvidas junto dos técnicos e responsáveis da instituição por forma a obter bons resultados com uma cultura estimulada de proximidade.
Firmino Marques destacou o “precioso contributo dos voluntários que ajudam a concretizar o ‘Semear para Comer’, um projecto com claros benefícios para os utentes do CAO da Associação de Paralisia Cerebral de Braga”. O ‘vice’ do município salientou igualmente a parceria com a Quinta Pedagógica, um local de excelência para o desenvolvimento deste projecto.
Após o período de férias da instituição o projecto retomará em Setembro de 2016.