Braga volta a receber mais uma etapa da Volta a Portugal em Bicicleta. Nesta edição da 78ª Volta a Portugal, a Cidade dos Arcebispos pode assistir à chegada da 1.ª etapa, com início em Ovar, num total de 167 Km de extensão, e que tem no triângulo Bom Jesus/Sameiro/Falperra as suas maiores dificuldades.
Para Joaquim Gomes, director da prova que parte para o asfalto entre 29 de Julho e 7 de Agosto, o percurso da primeira etapa da Prova Rainha do calendário velocipédico nacional tem “um percurso algo sinuoso a que se juntam as particularidades comportamentais dos ciclistas em início de prova, indicia um dia de grande tensão, com o difícil circuito do Bom Jesus/Sameiro/Falperra a merecer a atenção dos principais favoritos, com a possibilidade de Braga assistir a uma primeira selecção de nomes”.
Este será o terceiro ano consecutivo em que Braga tem a possibilidade de assistir à passagem dos ‘heróis do asfalto’.
No ano em que Sporting e o Porto regressam às estradas, aumentando ainda mais as expectativas sobre a prova, Gustavo Veloso, o vencedor repetente dos dois últimos anos, surge novamente entre o lote de favoritos que deseja marcar a chegada a Lisboa com um triunfo na maior competição organizada no Verão português.
“O êxito de 2015 justificou plenamente a escolha de Ovar, e do Furadouro, para local de partida da 1ª etapa. Aquela que é, provavelmente, a mais urbana etapa da prova vai percorrer municípios com grande ligação à modalidade como Santa Maria da Feira, Gondomar, Valongo, Paredes, Santo Tirso, Famalicão e Braga”, refere Joaquim Gomes.
“São18 equipas, das mais diversas geografias mundiais, inscreveram 144 competidores para alinharem no percurso desenhado entre Oliveira de Azeméis e Lisboa num total de 1618,7 km que se vai fazer em 11 dias de competição – 1 prólogo e 10 etapas – com o Dia de Descanso marcado para Viseu”, avança Joaquim Gomes, antiga glória do ciclismo luso.
FG (CP 1200)