Braga recebe na próxima segunda-feira o Fórum de Desenvolvimento Económico da Eurocities. O encontro reúne cerca de uma centena de participantes de 43 cidades de 19 países, tem como tema central ‘O papel das cidades na economia do conhecimento’.
Ao longo de três dias, os participantes têm oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na StartUp Braga, INL, IBS-UMinho e empresas de referência do concelho. O ponto alto do fórum acontece na terça-feira, no Theatro Circo, com a apresentação da estratégia de Braga com vista à economia do conhecimento.
Estão previstas reuniões dos grupos de trabalho, visitas de estudo a empresas e instituições, debates e conferências com responsáveis de organizações europeias e mundiais.
A Eurocities foi fundada em 1986 por seis grandes cidades -Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão-, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias. Integra actualmente 140 cidades de mais de 40 países.
A rede integra seis fóruns temáticos, um leque amplo de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias.
Funciona ainda como membro fundamental junto da instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A Eurocities é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.
FG (CP 1200)