A Câmara de Braga celebrou, esta segunda-feira, o Dia Internacional do Voluntariado e dos Voluntários com a realização do I Encontro Regional de Voluntariado de Braga.
A iniciativa, decorreu em formato híbrido, contou com 20 participantes e promoveu um conjunto de oficinas de trabalho para técnicos alocados aos Bancos Locais de Voluntariado e, ainda, um momento dedicado aos vereadores com a tutela do voluntariado.
No encontro estiveram presentes nove municípios, que partilharam entre si as boas práticas, mas também as dificuldades e desafios inerentes à Gestão Municipal do Voluntariado.
Com objectivo de abrir a reflexão conjunta sobre a temática do voluntariado, trabalho em rede e a sua dinamização, o I Encontro Regional de Voluntariado de Braga, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga “abriu portas para um trabalho futuro de colaboração em rede e possíveis soluções conjuntas para um voluntariado de impacto.
Sameiro Araújo, ressalvou a importância destes encontros afirmando que “Braga deu o pontapé de saída para mais oportunidades de partilha, troca de experiências e discussão de estratégias de actuação para alcançar um voluntariado mais participativo, de impacto no território da região, em conjunto com as organizações locais e os diferentes agentes”.
A abertura do evento contou com a actuação do Grupo de Cantares da Estrutura Municipal de Voluntariado ‘Braga Voluntária’.