Braga vai receber o maior evento de drones do País. O iDroneExperience conta com mais de 500 participantes oriundos de vários países que, de 22 a 24 de Abril, vão trazer toda a emoção e adrenalina ao Parque de Exposições de Braga (PEB).
O evento, que reúne os entusiastas das tecnologias, compreende vários tipos de iniciativas, entre as quais se destaca uma competição de programação e robótica, corridas de destreza e agilidade, mostra de filmes e fotografias e a presença expositiva das empresas mais representativas do sector.
Com 5 mil euros em prémios, o iDroneExperience tem diversas competições de robótica autónoma e ao longo de três dias irá reunir em Braga escolas, empresas, profissionais do sector, startups e prestadores de serviços de veículos aéreos não tripulados (drones).
As competições que se realizam durante o evento fazem parte do campeonato mundial da modalidade e permitem aos pilotos concorrentes pontuarem para a final europeia do campeonato, a Aerial World Cup Europe.
A componente pedagógica está bem patente no iDroneExperience, cujo objectivo é ensinar a construir e programar drones autónomos de uma forma simples e divertida. Durante o evento as equipas terão acompanhamento de elementos da organização com conhecimento para ajudar na construção e programação do seu drone.
A iDroneCup é outra competição que faz parte deste evento. Trata-se de uma prova de robótica autónoma, que realiza a sua terceira edição em 2016, e é organizada pelos cursos de Licenciatura e Mestrado em Engenharia Electrónica e de Computadores da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, tendo como objectivo incentivar a educação da robótica.
Durante realiza-se uma competição de mini-drones autónomos controlados remotamente. Aqui, cada equipa terá que construir o seu drone utilizando um kit disponibilizado no evento, podendo depois utilizar o seu drone para participar nas diferentes competições: provas autónomas, corrida e dança.
No decorrer do iDroneExperience serão realizados diferentes workshops de apoio, que ajudarão as equipas a dar vida e inteligência aos seus drones: construção, electrónica, controlo e programação.
As inscrições para os pilotos interessados em participar no iDroneExperience têm um custo de 20 euros, e a organização disponibiliza um serviço de alimentação para os três dias, assim como o alojamento em tendas, por mais 20 euros.
O preço para o público varia desde os 3 euros (bilhete para os três dias) e 1,5 euro (bilhete de um dia). Os visitantes até aos 12 anos de idade têm entrada livre e haverá ainda um Pack Família com preço especial. As escolas com visitas programadas ao iDroneExperience terão também entrada livre.
Famílias construem drones
O iDroneExperience vai ter um espaço especialmente dedicado às famílias, proporcionando a possibilidade de pais e filhos construírem juntos os seus próprios drones.
As ‘Family Drones’ serão formadas por equipas até um máximo de quatro elementos, incluindo obrigatoriamente um adulto. Após a inscrição (através do site www.idroneexperience.com) as equipas recebem um kit que lhes permitirá construir o ‘Smart Mini-Drone’, o que lhes permitirá participar em três competições para mini-drones: iDrone Race (uma corrida com o drone telecomandado), Drone ZigZag e iDrone Maze (ambas provas de voo autónomo).
O objectivo é contribuir para o fortalecimento dos laços familiares e, em simultâneo, proporcionar a aquisição de conhecimentos de tecnologia úteis para o futuro. As ‘Family Drones’ poderão construir um mini-drone inteligente controlado por sensores ópticos de distância (voo autónomo) ou através de controlo remoto, como por exemplo, um smartphone ou um tablet.
Além de receberem o kit, as ‘Family Drones’ ficarão automaticamente inscritas nos diferentes workshops de apoio que serão realizados durante o iDroneExperience, adquirindo conhecimentos úteis para a construção dos seus mini-drones, designadamente sobre princípios básicos de electrónica, os vários componentes do drone, soldadura, controlo, sensores e actuadores, programação simples e, por fim, voo autónomo.
Estas pequenas formações serão ministradas por docentes do curso de licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IPCA, com uma vertente essencialmente prática e acessível para quem não possui quaisquer conhecimentos naquelas áreas.