O património, a cultura e a gastronomia de Pontevedra, em Espanha, é a base de vários produtos turísticos apresentados esta terça-feira, em Braga, para dinamizar a procura daquela região que, em 2017, foi visitada por mais de 200 mil portugueses.
Posteriormente, é Braga a fazer o caminho inverso e a promover os seus activos turísticos junto daquela comunidade galega.
Destacando a “forte relação histórica e cultural entre as duas cidades”, Altino Bessa, vereador do Turismo, elogiou a iniciativa que serve também para “promover todas as potencialidades bracarenses aos nossos vizinhos galegos, para que também eles sintam cada vez mais vontade de visitar Braga”.
Nesta ‘acção de charme’, que decorreu no Theatro Circo, o vereador responsável pelo turismo adiantou que, em Pontevedra, Braga vai “promover muito do seu património, os roteiros religiosos, além da riqueza gastronómica”, lembrando que actualmente Braga é uma das 49 finalistas da iniciativa ‘7 Maravilhas à Mesa’, “um concurso que pretende homenagear o país e as regiões mostrando o melhor dos seus produtos”.
Durante a acção de promoção turística, a cultura e o património foram os factores apontados como os principais motivos para visitar Pontevedra, seguidos da praia e da natureza, sendo que o Caminho Português da Costa (Santiago) é, também, um dos grandes atractivos para os visitantes portugueses, que são o principal grupo a fazer esta rota de peregrinação a Santiago de Compostela. No total o ano passado foram mais de 50 mil os peregrinos que fizeram esta rota, que atravessa a província de Pontevedra, com partida em Portugal.
Esta apresentação, feita pela presidente da Diputación de Pontevedra, Carmela Silva, insere-se no plano estratégico de turismo da região, que prevê diferentes campanhas de promoção até 2020 para divulgar aquele destino e os seus recursos culturais e naturais.
”Temos de ser ambiciosos e queremos cativar turistas europeus e americanos. A região do Norte de Portugal e da Galiza, com todas as suas instituições e autarquias, têm de trabalhar em conjunto para criar pacotes turísticos que envolvam as duas regiões”, explicou.
Para Carmela Silva, “Braga é uma cidade maravilhosa e tem muito em comum com na nossa história. Acredito que hajam poucos lugares no mundo que tenham tanto potencial como esta Euro-região, que une dois países numa só história e que permite a criação de produtos turísticos ligados ao património, à arqueologia, natureza, gastronomia, assim como ao turismo etnográfico, religioso e espiritual”.