A Câmara de Braga recebeu este sábado o título de Cidade Europeia do Desporto 2018, galardão atribuído pela Associação de Capitais e Cidades Europeias de Desporto (ACES). Um dos momentos altos da programação acontece já em Janeiro com a realização da Final Four da Taça da Liga de Futebol.
“Queremos que a Cidade Europeia do Desporto seja um legado para o futuro dos bracarenses e um estímulo à prática desportiva para a generalidade da população. Todas as actividades programadas têm o intuito de alargar o desporto a todos os cidadãos”, afirmou o Autarca no final do espectáculo multimédia inspirado nos quatro elementos da Natureza: Terra, Ar, Água e Fogo, realizado no pavilhão Multiusos de Gondomar.
O desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto da população, bem como os seus benefícios ao nível da promoção da saúde, integração e educação, foram alguns dos aspectos que contribuíram para que a candidatura fosse vencedora durante o processo de selecção.
FINAL FOUR DA TAÇA DA LIGA DE FUTEBOL É CABEÇA DE CARTAZ
A vereadora do Desporto Sameiro Araújo divulgou os pormenores sobre a programação.
Desde um campeonato nacional de remo indoor, três competições internacionais de ginástica nas modalidades de trampolim, ginástica desportiva e ginástica aeróbica, uma taça da Europa de karaté, ou finais de taças e supertaças das mais diversas modalidades colectivas e individuais, entre outras, fazem parte de um vasto programa que não contempla apenas a vertente desportiva.
“Queremos criar uma grande dinâmica entre o desporto escolar e o desporto informal, envolvendo toda a população”, salientou Sameiro Araújo na passagem de testemunho de Cidade Europeia do Desporto.
FG (CP 1200)