O município, a InvestBraga e a Associação Comercial de Braga (ACB) marcaram presença na 17.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Gastronomia e Turismo em Ourense, Espanha.
Esta acção teve como objectivo promover Braga e a região no panorama internacional, dando especial atenção à gastronomia Bracarense, mas também promovendo o concelho, eventos e iniciativas.
Promover Braga ‘além-fronteiras’ é uma premissa da acção do município. Segundo António Barroso, do gabinete da presidência da autarquia, a gastronomia e os vinhos são “activos muito importantes que a região possui.
“É necessário intensificar a promoção em mercados mais alargados mas de proximidade, como a Galiza, principalmente para reforçar a nossa atractividade na época baixa, combatendo a sazonalidade turística e aproximando as empresas dos dois lados da fronteira”, afirmou.
De acordo com António Barroso, Xantar apresenta-se como uma montra privilegiada da dinâmica turística de Braga, através dos contactos estabelecidos com os visitantes do salão, mas também dos profissionais desta área e da comunicação social galega, reforçando a visibilidade do concelho, que é um factor determinante para atrair mais turistas e operadores turísticos a Braga.
“Foi nesse sentido que mais uma vez marcamos presença nesta que é uma das mais relevantes feiras de turismo da Galiza”, enfatizou.
Secretário de Estado das Comunidades visita espaço Braga
Braga esteve presente no Xantar 2016 num espaço próprio de divulgação que mereceu a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, da representante da Xunta da Galicia, Marisol Mouteira, e do Director da Expourense, Alejandro Rubin, entre outras entidades portuguesas e espanholas.
Nesta edição, Braga apresentou showcookings pelo chef Miguel Varela dos Hotéis do Bom Jesus, que confeccionou as tradicionais ´papas de sarrabulho´ e o incontornável ´pudim abade de Priscos´. Já a masterchef bracarense Romy Carvalho presenteou os visitantes do Xantar com um delicioso ´bacalhau à Braga´ e os deleitosos ´mexidos´.
Este certame foi, também, “uma boa oportunidade” para promover os grandes eventos que Braga realiza como a Semana Santa, a Rampa da Falperra, a Braga Romana, as festas de S. João, a Noite Branca, a Braga Barroca ou as iniciativas da Braga é Natal, incluindo o Presépio Vivo de Priscos, assim como todo o património local, as actividades culturais e desportivas, sem esquecer o distinto e competitivo comércio concelhia.
Para António Barroso, “toda esta dinâmica, associada a uma rica e suculenta gastronomia faz de Braga um concelho atractivo, distinto e cativante” para quem o visita.
Ao longo do Salão Xantar os participantes foram desafiados a visitar a cidade por toda a oferta turística que apresenta, com destaque para as campanhas promocionais “Sugestões do Chef” que, ao longo do mês de Abril, proporcionará duas refeições pelo preço de uma nos restaurantes aderentes, e a iniciativa “Verde Cool”, que se realizará de Julho a Setembro, com um menu apelativo de um copo de vinho verde e um petisco por 2,50 euros, que mereceram acções de charme junto dos visitantes e jornalistas.
“Segundo alguns estudos, em termos de gastronomia e vinhos, o turista gasta em média 45% do seu gasto diário. O turismo enogastronómico dinamiza a economia local e relaciona-se directamente com outras estruturas do território como o comércio, a paisagem, a cultura, o património e os eventos”, referiu António Barroso.
Esta acção promocional serviu também, para contactar de perto com visitantes e profissionais do sector, disponibilizando toda a informação alusiva aos eventos, património e gastronomia de Braga em castelhano.
Agro 2016 apresenta-se à Galiza
A presença no Xantar 2016 foi ainda uma oportunidade de se apresentar à comunicação social galega a próxima edição da Agro, que se realizará de 31 de Março a 3 de Abril. A 49.ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, incluirá também o Salão Gourmet e um Salão dedicado ao Agro-tech, assim como concursos pecuários.
A edição anterior de Xantar contou mais de 170 expositores e com a visita de 22 mil pessoas. O Xantar tem relevado ser um evento com forte componente de negócios cheio de oportunidades para os vários parceiros.