Retomar as relações institucionais entre Braga e Clermont-Ferrand foi o objectivo do encontro desta quarta-feira entre Ricardo Rio e o Jerome Auslender, vereador da edilidade francesa.
De visita a Braga, Auslender ouviu o presidente da autarquia bracarense afirmar que “é extremamente importante fortalecer as relações com as cidades com quem já tínhamos relações anteriormente e que estavam ´adormecidas´, como é o caso de Clermont-Ferrand.
A Cidade dos Arcebispos e o município francês estão unidos por um acordo de geminação desde 1999. Sendo as duas cidades governadas por novos presidentes – Ricardo Rio desde 2013 e Olivier Bianchi desde 2014 – ambos os autarcas têm demonstrado interesse em aumentar os laços de cooperação.
No encontro ficou acertado que um programa de intercâmbio de jovens, a começar já este Verão, com a participação de dez crianças bracarenses entre os 10 e os 14 anos num Campo de Férias de Verão, organizado pelo município francês para jovens de Clermont-Ferrand, Aberdeen e Regensburg, outras cidades geminadas.
A região de Clermont-Ferrand é a segunda em França com mais portugueses, logo a seguir a Paris, sendo muitos destes portugueses originários de Braga e do Minho.