A Rede Social de Braga juntou os parceiros em sessão plenária, que decorreu no Human Power Hub, com a presença da vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, para apresentar as diversas iniciativas e projectos sociais que estão a decorrer a nível local e nacional.
A sessão contou com a presença de representantes de diversas entidades públicas e privadas que aproveitaram a oportunidade para reflectir sobre as acções e projectos que promovem e reforçam a coesão social e a melhoria do bem-estar dos cidadãos em situação de maior vulnerabilidade social.
De entre os temas abordados na reunião, destaca-se o esclarecimento sobre os Prémios BPI – Fundação laCaixa e os respectivos concursos, nomeadamente o Capacitar”, Solidário, Seniores e Infância. De seguida foi apresentado o serviço de atendimento social da CERCIGUI – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Guimarães, sediado em Braga, para a promoção da integração socioprofissional de pessoas com deficiência.
O Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Município de Braga foi também dado a conhecer aos parceiros, como um importante instrumento de estratégia local, para produzir uma mudança consciente e proactiva na comunidade.
Considerando a relevância da sensibilização para o consumo saudável de frutas e legumes diários, foi divulgado o projecto ‘5 ao Dia’ difundido pelo MARB – Mercado Abastecedor da Região de Braga.
Sensibilizou-se ainda os parceiros da rede a participarem no Boostcamp de Inovação Social para as Organizações Sociais, onde se esclareceu todo o processo de candidatura. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 20 de Março, através do preenchimento do formulário: https://forms.gle/QuGyMG2RsE2WoG6YA
Na segunda parte da sessão acolheram-se novas adesões ao Conselho Local de Acção Social de Braga (CLAS), emitiram-se e ratificaram-se pareceres para a criação de novas respostas sociais no concelho, a reorganização das comissões sociais do Alto Este e Monte do Sameiro e as acções desenvolvidas pelo MakeBraga CLDS 4G nos seus diferentes eixos de intervenção no território.
A presidente do CLAS de Braga, a vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, enalteceu a relevância da participação activa dos parceiros em todo o trabalho que tem sido desenvolvido em rede, que são “sinergias fundamentais para o compromisso comum de gerar impacto social na cidade de Braga”.