O presidente da Câmara Municipal de Braga participou, enquanto membro da rede Champion Mayors da OCDE, no lançamento da Agenda de Implementação de Seul.
Este um documento aprovado compromete os mais de 50 presidentes de Câmara que fazem parte dos Champion Mayors (além de Braga, Portugal está ainda representado pelos presidentes do Porto, Lisboa e Sintra), a atacar de frente problemas como a desigualdade crescente e as alterações climáticas, promovendo políticas de crescimento económico sustentável e que protejam as pessoas mais vulneráveis da sociedade, bem como os recursos do planeta.
Outras das questões que este documento coloca em evidência é como podem os municípios apoiar as pequenas e médias empresas para promover o crescimento inclusivo na economia local.
CRITICAS A MESQUITA MACHADO
No encontro, Ricardo Rio, criticou a anterior gestão socialista da autarquia, presidida por Mesquita Machado, ao afirmar que Braga, a “terceira cidade do país”, “nem sempre esteve na linha da frente na discussão das políticas de cidades nos fóruns internacionais”.
“Sempre entendi que, apesar de sermos uma cidade pequena dentro dos padrões internacionais, temos também uma palavra a dizer nestes fóruns onde se reúnem os líderes das principais cidades mundiais”, defendeu.
O autarca considerou que esta agenda aprovada pelos Champion Mayors “é ambiciosa mas que se insere naquilo que temos vindo a fazer em Braga e que esperamos que seja replicada, dando com exemplo a acção da InvestBraga e da Startup Braga.
“É algo que está incluído nos objectivos de uma economia mais inclusiva. Outro dos projectos que temos em mente é a criação de um Hub de Inovação Social e que poderá ser muito importante para criar novos mecanismos para ajudar as pessoas a desenvolver projectos relacionados com o crescimento inclusivo. Mas estamos também alinhados nos restantes quatro objectivos políticos da agenda: educação, acesso ao mercado de trabalho, habitação e, por fim, ambiente urbano e serviços públicos”, referiu Rio.
AGENDA DE SEUL
A Agenda de Implementação de Seul concentra-se em políticas centradas nas pessoas, reconhece que as políticas climáticas não devem apenas ajudar a transição para um futuro com baixas emissões de carbono – elas devem também garantir que essa transição seja “justa”. Isso significa proteger os mais vulneráveis, que sofrem desproporcionalmente destas alterações climáticas.
Neste documento lê-se, também, que o objectivo das cidades é ajudar a garantir que as empresas contribuem para o crescimento inclusivo e que todas as pessoas beneficiem do crescimento económico.
A agenda prossegue os esforços do Objectivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e dos Acordos Climáticos de Paris.
A Câmara de Braga integrou este ano a rede lançada em 2016 pela OCDE, que é neste momento liderada pela presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, que coordenou os trabalhos juntamente com o presidente de Seul, Park Won-Soon.
Ricardo Rio foi um dos 39 líderes de cidades presentes nesta iniciativa, juntamente com autarquias de todo o mundo, como Paris, Dallas, Santa Mónica, Saltillo, Nova Iorque, Hanói, Jacarta, Barcelona, Estocolmo, Tóquio, Otsu ou Teerão.
A Agenda pode ser consultada em: http://www.oecd-inclusive.com/champion-mayors-doc/seoul-implementation-agenda.pdf
O site dos Champion Mayors foi também lançado em Seul com o seguinte endereço: http://www.oecd-inclusive.com/champion-mayors
FG (CP 1200)