O escritor Richard Zimler é o convidado da palestra que o Externato Paulo VI, em Braga, realiza na próxima segunda-feira, a partir das 15 horas.
O escritor, jornalista e professor norte-americano naturalizado português fala das obras leccionadas em Português e Inglês, nomeadamente, ‘Hugo e Eu e As Mangas de Marte’ (4.º e 5.º Ano) e ‘A Ilha De Teresa (8.º ano).
Richard Zimler nasceu em 1956 em Nova Iorque. Formado em Religião Comparativa tirou o mestrado em jornalismo que o levou a trabalhar como jornalista durante 8 anos na região de S. Francisco (EUA). Em 1990 radicou-se no Porto, onde foi professor de jornalismo na Escola de Jornalismo e na Universidade do Porto.
Zimler tem publicado vários romances, alguns dos quais se tornaram bestsellers em diversos países, e já ganhou prémios como o National Endowment of the Arts Fellowship in Fiction, em 1994, e o Herodotus Award para o melhor romance histórico, em 1998.
Cinco dos seus romances – ‘Meia-Noite ou o Princípio do Mundo’, ‘Goa ou o Guardião da Aurora’, ‘A Sétima Porta’, ‘Os Anagramas de Varsóvia’ e ‘A Sentinela’ – foram propostos para o Prémio Literário Interncional IMPAC, um dos mais prestigiados a nível internacional.
A obra ‘Goa ou o Guardião da Aurora’ recebeu o prémio literário Alberto Benveniste 2009, destinado a romances em língua francesa que se enquadrem no programa do Centro Alberto Benveniste (Estudos Judeo-Sefarditas)..
Em Janeiro de 2010, o seu romance ‘Os Anagramas de Varsóvia’ foi nomeado ‘Livro do Ano 2009’ pela revista portuguesa Ler e um dos 20 melhores livros da década 2000–2009 pelo jornal Público.