Braga prestou tributo a César Augusto, primeiro imperador de Roma e fundador da Bracara Augusta, com a colocação de uma estátua no Largo Paulo Orósio. Numa altura em que se realiza mais uma edição da Braga Romana, a bimilenar Bracara Augusta homenageia o imperador que há 2 mil anos fundou a cidade.
À semelhança das outras cidades romanas, a Bracara Augusta teria um fórum, templos, mercados, termas, um anfiteatro, além de vários bairros residenciais. No actual Largo Paulo Orósio, erguia-se o Fórum Romano que agora acolhe a estátua de Augusto.
“Esta inauguração vem na sequência da iniciativa deste executivo de prestar o devido tributo a várias personalidades que marcaram o desenvolvimento da cidade. É um acto de justiça perpetuar fisicamente o legado que cada um, no seu contexto, deu à cidade, à região e ao mundo”, referiu Ricardo Rio, durante a inauguração da estátua que decorreu esta sexta-feira.
“Esta não é uma estátua tradicional. Trata-se de uma recriação física de César Augusto com um estilo e uma base científica arrojada que é, também, uma forma de diferenciação e que será certamente mais um atractivo turístico”, considerou o presidente da Câmara de Braga, acrescentado que esta homenagem ´é igualmente uma forma de promover uma zona central da cidade e de lhe dar uma vitalidade reforçada´.
Por seu turno, o vereador Miguel Bandeira afirmou que este é um “momento histórico” e uma forma de homenagear os brácaros. “César Augusto representa o período áureo do Império Romano, sendo Bracara Augusta uma referência nesse tempo. É uma síntese entre o passado e o que ambicionamos para o futuro, uma cidade de paz e prosperidade que entende a diversidade e cosmopolitismo”, disse.
Augusto Prima Porta é uma estátua áulica que representa César Augusto, na qual o imperador mostra pose de comando e importância já que aparece com a mão direita levantada e parece estar dirigindo as tropas. César Augusto está vestido com uma couraça militar e a toga típica do Império.
Na couraça aparecem relevos que representam uma alegoria da conquista de Hispânia e da Gália, representadas por duas mulheres no centro. Aos pés do imperador aparece Cupido como protector de Augusto, já que a sua mãe, Vénus, era a deusa protectora dos ‘Julhos’, aos quais o imperador Augusto pertencia.
A estátua agora erigida é das imagens mais divulgadas do imperador e é uma reprodução do modelo padrão que existia há 2000 anos na cidade de Roma. Augusto Prima Porta é uma estátua do imperador romano Augusto que foi descoberta em 20 de Abril de 1863 na Villa de Augusto, Prima Porta, Roma. A original, em mármore, é uma imagem idealizada de Augusto e foi descoberta na casa de Lívia Drusa, mulher do imperador. Actualmente está exposta no Braccio Nuovo, Museu do Vaticano.