A associação de festas de São João de Braga entregou desta quinta-feira ao Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, a receita proveniente da iniciativa ‘Ponha o São João a andar à roda’.
Simbolicamente, toda a receita foi entregue nas mesmas moedas que foram depositadas no dispositivo que permitia colocar a estátua do São João na fonte luminosa da Praça da República a rodar e ficar voltada para o Bom Jesus ou para a Capela de São João da Ponte.
Assim, os 1223 euros foram entregues em 1800 moedas de cinquenta cêntimos, um e dois euros, que indicam que durante os 12 dias de festa, o São João deu 4800 voltas.
O presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Rui Ferreira, classificou esta iniciativa “um sucesso”, considerando que esta foi “uma maneira divertida e criativa de resolver o imbróglio que divide os bracarenses mas ao mesmo tempo solidária”.
Recorde-se, que o projecto, que contou com o apoio da empresa Cachapuz na componente tecnológica da sua execução, “possibilitou demonstrar que as festas da cidade são também oportunidade e ocasião de dar visibilidade às causas sociais que existem”, afirma o responsável da associação.
Já D. Jorge Ortiga agradeceu a generosidade dos responsáveis pela organização por se terem lembrado do fundo ‘Partilhar com Esperança’, promovido pela Arquidiocese de Braga, e desafiou “as demais associações e promotores de festas a terem também este tipo de iniciativas com o intuito de apoiar e divulgar causas tão nobres”.
A associação de festas promoveu ao longo desta edição das sanjoaninas outras iniciativas de cariz solidário, tais como a Gala Sanjoanina em que a receita de bilheteira reverteu para a projecto Need for dance, a doação monetária e campanha de angariação de novos associados para os Bombeiros Voluntários de Braga, e uma recolha de bens alimentares através das inscrições na Black Pig Race e do Torneio da Malha.