A União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga, deu o primeiro “grande passo” para a criação de um albergue de peregrinos na cidade, a instalar na antiga sede da Junta de Freguesia da Cividade, já em pleno Caminho de Santiago.
O presidente da autarquia, Luís Pedroso, anunciou no Facebook, a realização de uma reunião com António Barroso, em representação de Câmara de Braga, a Associação Espaço Jacobeus e a equipa técnica, com o objectivo de “colher contributos para o projecto realmente servir os peregrinos e todos os que venham a usufruir deste espaço”.
Com uma capacidade para acolher 18 peregrinos, o futuro albergue junta-se à Casa da Roda, um albergue situado no centro histórico da cidade, que pode ser acedido por todos os peregrinos que se dirijam a Santiago de Compostela, a Fátima, ou a qualquer outro local de peregrinação.
Refira-se que Braga era um dos locais mais importantes do noroeste peninsular na altura das primeiras peregrinações a Compostela.
O Caminho Central, o Caminho de Torres e o Caminho da Geira e dos Arrieiros, o único com início em Braga, são os mais conhecidos. A estes, junta-se o Caminho de Ignácio Taverneiro, ou simplesmente Caminho do Taverneiro, cujo trajecto português ainda não foi definido com o rigor histórico necessário.
Refira-se ainda que mais de 474 peregrinos, iniciaram o Caminho na cidade de Braga em 2022, um aumento de 60,5% face a 2019.