Por ocasião do IX centenário do nascimento de Gualdim Pais, Braga associa-se aos municípios de Vila Verde, Barcelos, Coimbra, Tomar e nas comemorações de uma das mais relevantes figuras da nossa nacionalidade.
Lídia Dias, vereadora da Cultura da Câmara de Braga, esteve presente na conferência de imprensa de apresentação das comemorações, que decorreu esta terça-feira nos Paços do Concelho de Barcelos.
“Trata-se de uma acção única porque reúne um conjunto vasto de concelhos. Estas comemorações têm a particularidade de estarem inseridas nas Jornadas Europeias do Património, dando uma especial relevância ao nosso território e a figuras fundamentais na sua construção”, referiu.
No dia 29 de Setembro, e assinalando da melhor forma as Jornadas Europeias do Património, Braga irá reescrever o vínculo de Gualdim Pais à cidade, partindo das mais comentadas especulações históricas a respeito da presença dos templários na cidade, nomeadamente no âmbito assistencial, mas também na sua associação à trasladação das relíquias de São João Marcos.
O programa inclui uma visita guiada, as Jornadas Gualdinianas, a apresentação de um livro e uma peça de teatro.
Barcelos dá arranque ao programa de comemorações no dia 22 de Setembro, que também terá etapas em Coimbra no dia 6 de Outubro, Tomar no dia 13 de Outubro e Vila Verde no dia 20 de Outubro.
BRAGA – 29 DE SETEMBRO
10h00 – Visita Guiada à Braga Templária [inscrições em: cultura@cm-braga.pt]
11h30 – Eucaristia Solene na Igreja do Hospital de São Marcos
14h30 – Jornadas Gualdinianas, no auditório do Hospital de São Marcos:
15h00 – ‘D. Gualdim Pais – Um Herói Barcelense’ por António Afonso.
15h45 – ‘A génese da ação assistencial em Braga: dos albergues e hospitais medievais à Santa Casa da Misericórdia de Braga’ por Raquel Oliveira Martins.
17h00 – Apresentação do livro ‘O Fronteiro de Deus – A Vida Heroica de D. Gualdim Pais, o maior monge-guerreiro de Portugal’ de Fernando Pinheiro, por Victor Aguiar e Silva.
21h30 – Representação do drama histórico ‘O Fronteiro de Deus – A Vida Heroica de D. Gualdim Pais’, pela Nova Comédia Bracarense (Auditório Vita)