O administrador executivo da BragaHabit apresentou, na Alemanha, o projecto Assembleia de Moradores como um “exemplo bem-sucedido” de uma iniciativa que pretende envolver os agentes da comunidade local na identificação de problemas e respectivas soluções, bem como nos processos de decisão.
Sob o lema ‘Preparing for implementation – governance, partnerships, and policy coherence’, a reunião transnacional do projecto ‘Global Goals for Cities’ da rede URBACT, que decorreu na cidade alemã de Solingen, teve como foco o planeamento de acções no sentido de garantir a participação dos cidadãos na definição de políticas públicas, Carlos Videira apresentou os vários grupos locais que se têm debruçado sobre a temática da sustentabilidade.
Deu ainda a conhecer os conselhos municipais, de carácter consultivo, como o Conselho Municipal de Habitação – ainda em processo de constituição e que pretende juntar representantes dos moradores, empresas, instituições de solidariedade social, personalidades independentes e representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal, entre outros.
A crise na Ucrânia e a possibilidade da criação de redes europeias de ajuda e apoio também foram temas deste encontro, assim como a elaboração e implementação de planos de acção locais para a sustentabilidade.
O encontro contou com 23 convidados internacionais, provenientes de 14 das 19 cidades que fazem parte do projecto que se destina a acelerar o progresso no sentido de alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, através da aprendizagem entre pares e planeamento de acção integrado.
A parceria é financiada através do programa de Cooperação Territorial Europeia URBACT III do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e apresenta um formato inovador e experimental, quer pela dimensão da rede em termos de cidades participantes, quer do ponto de vista da metodologia e objectivos a atingir.