O Festival Encontros da Imagem 2017 contabilizou a visita às diferentes exposições de 52 mil pessoas, número que nos inclui os alunos de inúmeras escolas de estudos artísticos dos concelhos de Braga, Viana do Castelo, Porto, e Lisboa bem como da vizinha Galiza.
Carlos Fontes, diretor dos Encontros adiantou que “o alargamento do festival ás cidades do quadrilátero e do Porto, aumentou significativamente o número total de visitantes em relação a anos anteriores.
Os Encontros da Imagem encerraram oficialmente a 29 de Outubro, apesar de só no passado dia dia 11 ter terminado a exposição patente na Estação Galeria Encontros da Imagem, resultante das atividades do ‘Instameet’ e das ‘Lomowalks’ levadas a efeito durante o período do festival.
“Queremos assinalar o sucesso verificado em todas as atividades desenvolvidas no festival quer pelo número de participantes ativos (artistas, fotógrafos, curadores, formadores e conferencistas) mas sobretudo, pelo elevada quantidade de visitantes.
Em termos de balanço geral e estatístico, os Encontros destacamos seguintes números: 49 exposições, 55 artistas, 19 espaços, cinco cidades, 234 candidaturas à Open Call e oito ações diversas (conferencias, workshops, projeções).
“Em resultado da edição deste ano, algumas das exposições entrarão num circuito de itinerância nacional e internacional. São exemplo disso a participação neste momento de cinco exposições em resultado da Open Call 2017 que se encontram patentes desde seis de Novembro no Museu Municipal de Ourense, no âmbito do Festival Outono Fotográfico”, afirma, a concluir.
Luís Moreira (CP 8078)