Quarenta e cinco pessoas morreram e 18 estão desaparecidas por causa das tempestades que atingem o estado brasileiro de Minas Gerais desde quinta-feira, informaram esta segunda-feira as autoridades locais.
A maioria das vítimas sucumbiu a deslizamentos de terras e à destruição das casas provocadas pelas inundações e a intensa precipitação, que atingiu valores recorde.
As imagens das televisões locais continuam a divulgar imagens de desmoronamentos, casas submersas, árvores e postos eléctricos derrubados, rios que transbordaram e bairros inundados pela tempestade, que também atingiu os estados vizinhos do Rio e do Espírito Santo.
O Instituto Nacional de Meteorologia indicou ter registado em 24 horas as mais fortes precipitações desde o início das primeiras medições, que se iniciaram há 110 anos.
Entre as 09h00 de quinta-feira e as 09h00 de sexta-feira foram registados 171,8 milímetros de chuva em Belo Horizonte, um recorde. As chuvas prosseguiram durante o fim-de-semana, mas no domingo começaram a baixar de intensidade.
Redacção com TSF e RTP