Um grupo de brasileiros fez, este sábado, em Braga campanha eleitoral por Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), às eleições presidenciais de 2 de Outubro.
Em conversa com o PressMinho afirmam que o antigo Presidente, que agora se recandidata, representa “a luta contra o fascismo”.
“É uma luta internacionalista e a derrota do bolsonarismo e do neoliberalismo no Brasil é uma vitória de todo o mundo”.
E dirigindo-se aos portugueses, frisam que a vitória de Lula é também a vitória de Portugal “contra o crescimento da extrema-direita”.
Acreditam na vitória do candidato do PT logo “no primeiro turno [volta]”, até por que a população brasileira “não esquece os 400 mil mortos escusados de covid que a política negacionista e reaccionária fez”, que deixou “todo o mundo escandalizado”.
A presença destes ‘petistas’ no centro da cidade pretendia dar a conhecer o local de votação no Porto, no Instituo Superior de Engenharia do Porto.
O grupo não perderá o debate entre os candidatos desta noite de sábado, na CNN Brasil, apesar de Lula não estar presente.
A partir das 22h15 (hora de Lisboa) a CNN Portugal transmite em directo o debate, que conta com a participação do actual presidente, Jair Bolsonaro (PL).
Também estarão presentes Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Padre Kelmon (PTB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil), que são os candidatos dos partidos que têm, pelo menos, cinco deputados federais.
Lula da Silva (PT), que inicialmente confirmou a sua presença, acabou por comunicar esta sexta-feira que não iria comparecer.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)