Segundo dados da Sociedade Ponto Verde, a Braval é o sistema de Portugal Continental que mais resíduos envia para reciclar por habitante, excluindo a ALGAR, que abrange o Algarve, devido à grande flutuação de população, no Verão.
Na área da Braval, que abrange os municípios de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, foram enviados para reciclagem 37,4kg por habitante, mais 2,7 kg do que me 2015, enquanto a média nacional ronda os 28kg per capita.
No caso do vidro, a diferença acentua-se mais, com a Braval a enviar para reciclagem 23,5kg por habitante, sendo que a média nacional é de aproximadamente 16kg per capita.
“A Braval congratula-se pelo contributo da população dos seis municípios que abrange e pelo reconhecer do esforço que tem vindo a desenvolver”, frisa o director Geral Executivo, Pedro Machado, em comunicado.
O responsável alerta, no entanto, que “há ainda muito a fazer” para atingir as metas impostas pelo PERSU 2020 (Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos), através do qual, na área da Braval, terão de ser enviados para reciclagem, em 2020, 53kg de resíduos por habitante.