O presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou esta sexta-feira que a autarquia “irá acentuar”, em 2023, a realização de acções de formação na área da anticorrupção junto dos seus colaboradores e dirigentes no combate à corrupção.
Ricardo Rio, que falava na sessão de abertura das comemorações nacionais do Dia Internacional Contra a Corrupção, que decorreram no Altice Forum Braga, recordou que a autarquia aprovou “códigos de conduta, elaborámos um plano para a prevenção de risco, criámos uma norma de controlo interno e canais de denúncia internos e externos”.
Referindo que “o poder local tem vindo a concretizar diversas iniciativas anticorrupção”, Ricardo Rio referiu que “a corrupção não é um caso exclusivo, como muitas vezes se quer fazer crer, da política ou dos decisores nacionais ou locais, é algo que está completamente disseminado nas nossas sociedades”, considerando “excessivo que se apontem armas permanentemente ao poder local, como essa fosse a fonte de todos os males”.
O autarca lamentou “o facto de, nos últimos anos, Portugal não ter sido um exemplo na batalha contra a corrupção, nem ter apostado na prevenção destas situações que estão disseminadas por todas as instituições”.
Sob organização da Associação Sindical dos Profissionais da Inspecção Tributária e Aduaneira, Frente Cívica e Transparência Internacional Portugal, a iniciativa visou analisar a eficácia da Justiça no combate à corrupção e a integridade política.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)