A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez entregou cinco apartamentos ao abrigo do Programa Municipal de Arrendamento Jovem, programa que pretende apoiar os jovens na sua transição para a vida independente, ajudando-os a encontrar uma habitação adequada e acessível, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
Em comunicado, a Câmara explica que colocou a concurso, para arrendamento a jovens, um conjunto de habitações, sua propriedade, “a custos 50% inferiores aos praticados no mercado de arrendamento”.
Foram entregues quatro apartamentos, dois T1 e dois T2, reconstruídos pelo município no centro histórico, na Rua Dr. Carlos Cunha, além de uma habitação de tipologia T3, na Rua do Lira, no âmbito do Programa Renda Acessível em Valdevez – RAV.
A autarquia arcoense refere que o Programa Renda Acessível em Valdevez – RAV “visa mobilizar os proprietários, mediante o acesso a um conjunto de benefícios fiscais, a arrendar habitações à Câmara, a custos mais acessíveis, para efeitos de subarrendamento às famílias”.
“Estas medidas inserem-se no programa Habitarcos, o qual está integrado na Estratégia Local de Habitação de Arcos de Valdevez, e aposta no reforço das políticas de habitação de forma a contribuir para o acesso a habitação a preço acessível e para a fixação e atracção de pessoas para o concelho”, afirma a autarquia.