A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez adquiriu pelo valor de 565 mil euros, a totalidade do edifício do antigo Cineteatro Alameda, nomeadamente a área onde se localizava o café e o restaurante, anunciou a autarquia esta terça-feira
Historicamente, o Cineteatro Alameda é um lugar importante para a comunidade arcuense, sendo “um ponto de encontro e um espaço cultural que tem ajudado a unir as pessoas e a fortalecer os laços sociais e culturais da região ao longo dos anos”.
Com a aquisição desta área do restaurante do Cineteatro, a autarquia pretende “criar um espaço para desenvolver projetos de criação artística e produção no território, facilitando a sustentabilidade e crescimento dentro da área das indústrias culturais e criativas”.
A autarquia, liderada pela social-democrata João Manuel Esteves assegura que “haverá um reforço da qualidade da rede de equipamentos culturais do concelho e será mais um incentivo para a criação e produção artística arcuense”.
“Com a reabilitação do ‘Alameda – cineteatro e galeria cultural’ também se está a contribuir para a reabilitação urbana e dinamização sócio cultural do concelho de Arcos de Valdevez”, refere autarquia.
Refira-se que a Câmara lançou em de março a concurso público, pelo preço base de 2,611 milhões de euros, da requalificação do cineteatro Alameda, que iniciou a sua atividade em finais da década de 60 do século XX.