A Câmara Municipal de Barcelos aprovou o projecto de execução que integra a candidatura do município ao programa Norte-03-214-42 Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, no âmbito do PDCT (Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial), gerido pela CIM Cávado.
Prevê-se um investimento total de 1.203.869,26 euros (valor com IVA), para um apoio de 1.143.675,80 euros, correspondente a 95% do investimento, sendo que os restantes 5% são assegurados pelo município.
“A poupança anual esperada é de 270 mil euros e um prazo máximo de seis anos para o reembolso”, refere a autarquia em comunicado.
No projecto, elaborado pelos técnicos da autarquia, prevê-se a substituição de luminárias com fonte de luz tipo lâmpadas de descarga por luminárias com fonte de luz de tecnologia LED, obtendo “uma maior eficiência dos pontos de luz instalados e uma redução significativa dos encargos com a iluminação pública sem afectar qualidade da mesma”, acrescenta a Câmara.
Com base nos cadastros de iluminação pública das entidades fornecedoras no concelho de Barcelos, (EDP e CEVE), existirão 34.282 pontos de luz. Do levantamento efectuado, quantificaram-se 6.273 luminárias a substituir, bem como a necessidade de substituição de 2.000 braços.
O programa tem em vista o apoio a projectos que contemplem a implementação de medidas de eficiência energética nas infraestruturas e equipamentos da Administração Local, com recurso a subvenção reembolsável, estabelecendo como elegível a tipologia de operações referentes às intervenções nos sistemas de iluminação pública.