O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, entregou esta segunda-feira as bolsas de estudo a 59 estudantes do ensino superior, admitidos à primeira fase das candidaturas.
No presente ano lectivo, foram admitidas 105 candidaturas, distribuídas pelos diferentes escalões, com base no seu rendimento per capita, segundo os critérios constantes do regulamento de atribuição de bolsas de estudo do município.
Estas bolsas destinam-se a apoiar os estudantes residentes no concelho há mais de dois anos, matriculados em curso que confere grau académico de licenciatura, mestrado integrado ou curso técnico superior profissional com aproveitamento escolar no último ano lectivo que frequentaram, com uma média igual ou superior a 13 valores, que solicitaram bolsa de estudo no estabelecimento de ensino superior que frequentam, e que não possuam um rendimento mensal per capita superior a 85% do Indexante aos Apoios Sociais (IAS).
A atribuição de bolsas de estudo do ensino superior, por parte da autarquia, tem como objectivo suprimir as necessidades das famílias mais vulneráveis, minimizando o seu esforço na sua nobre e difícil missão de educar.
O valor da bolsa é variável por escalões, tendo como montante máximo a atribuir 300 euros mensais, sendo complementar com a bolsa de estudo do Estabelecimento de Ensino Superior que frequentam.