A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, esta segunda-feira, em reunião de Executivo, conceder um total de 170 mil euros em subsídios a cinco instituições sociais e às três corporações de Bombeiros do concelho destinados à aquisição de 16 viaturas.
A Corporação de Barcelinhos vai receber 50 mil euros para aquisição de quatro ambulâncias, de forma a proceder à renovação e modernização da frota de viaturas, imprescindível para o cumprimento eficiente das missões de socorro e assistência que presta à comunidade.
De igual modo, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos vai beneficiar de 50 mil euros para aquisição de cinco viaturas: uma ambulância dedicada ao Socorro (ABSC – Emergência), uma viatura especial de mergulho e respectivo equipamento destinado ao resgate de pessoas e animais em meio aquático, uma ambulância dedicada ao Socorro (ABSC – Emergência) para o Posto Avançado de Fragoso e duas ambulâncias VDTD – Viatura Dedicada ao Transporte de Doentes.
Para os Bombeiros Voluntários de Viatodos, a comparticipação financeira atribuída é de 20 mil euros montante destinado à aquisição de duas ambulâncias, uma delas VDTD – Viatura Dedicada ao Transporte de Doentes, e uma outra denominada ABTM – Ambulância de Transportes Múltiplos – que tem como particularidade a possibilidade de transportar em simultâneo os utentes sentados, em cadeira de rodas e/ou em maca.
A Associação Social de Pereira foi contemplada com um apoio de 10 mil euros para aquisição de uma viatura de 9 lugares destinada ao transporte de utentes, o que permitirá alargar a resposta social para as valências de creche e centro de convívio para o dia completo, incluindo o serviço de almoço.
De igual modo, a Casa do Cruzeiro, em Airó, foi contemplada com uma verba de 10 mil euros também para a aquisição de uma viatura com o objectivo de melhorar as condições de vida e a igualdade de oportunidades da população idosa.
O mesmo montante foi atribuído à Casa do Povo de Alvito também para aquisição de uma carrinha de 9 lugares destinada ao transporte de crianças, uma vez que a viatura existente já atingiu os 16 anos, prazo máximo permitido por lei para a sua utilização no transporte de crianças.
Ainda no âmbito da aquisição de viaturas, à Associação Portuguesa de Paramiloidose – Núcleo de Barcelos foi atribuído o valor de 10 mil euros para a compra de uma nova carrinha de 9 lugares. O novo veículo vai substituir o existente e será destinado ao transporte de utentes para consultas em Lisboa, Porto e Coimbra, bem como para apoio a outras actividades como o transporte de alimentos
Por seu lado, ao CASP – Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa foi atribuída uma comparticipação igualmente de 10 mil euros para aquisição de uma viatura adaptada ao transporte de utentes incapacitados e com necessidade de cadeiras de rodas.