Miguel Costa Gomes entregou manuais digitais aos alunos do 2.º e 4.º ano de escolaridade e os manuais de inglês aos alunos do 4.º ano, no Centro Escolar António Fogaça, assinalando de forma simbólica a distribuição deste complemento educativo a mais de dois mil alunos do concelho. Nesta sessão os alunos receberam, também, os acessos de cada aluno e dos professores à nova plataforma ‘Mais Cidadania’.
A cerimónia contou com a presença da vereadora da Educação, Armandina Saleiro, dos responsáveis escolares, da Associação de Pais e do representante da empresa que forneceu o manual. Para além da entrega dos manuais e dos acessos à plataforma, numa das salas teve lugar uma demonstração pelos alunos da forma a mostrar o funcionamento do manual digital, fazendo vários exercícios de demonstração.
“A educação continua, e continuará, a ser uma das grandes prioridades deste executivo”, referiu o presidente da autarquia, sublinhando ainda que “é cada vez mais a importante e necessário a aposta na educação, quer na melhoria da rede escolar, quer no investimento nas actividades escolares, apesar do quadro de fortes restrições orçamentais do país”.
Os manuais digitais contêm actividades de enriquecimento curricular e de apoio às diversas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio, Língua Inglesa e TIC Cidadania.
Estes manuais constituem um importante complemento pedagógico com actividades interativas, dinâmicas que estimulam a aprendizagem, permitindo rever e consolidar conceitos e incluem todo o material pedagógico necessário para a preparação para as provas de aferição de Matemática e Língua Portuguesa.
O CD é oferecido com um suporte de papel (livro em inglês) e destina-se aos alunos do 4.º ano de escolaridade, que os podem levar para casa.
O investimento do município na aquisição destes manuais digitais é de 11.635 euros.
Plataforma ‘Mais Cidadania’
A plataforma ‘Mais Cidadania’ é um projecto que tem como missão aumentar os níveis de cidadania participativa das crianças e jovens, mobilizando uma rede social e comunitária em prol da construção de uma sociedade melhor.
Esta assenta numa plataforma multimédia, alojada na Web e com ligação a cada concelho, sendo esta adaptada às necessidades de cada município de acordo com o plano educativo traçado. Permite igualmente que os conteúdos possam ser reformulados com a colaboração dos próprios cidadãos e autarquias. Permitirá ainda trabalhar alguns aspetos educativos relevantes como o currículo local, as questões da cidadania e do ambiente.
O projeto desenvolver-se-á sob a alçada do consórcio Lusoinfo Multimédia, Instituto de Educação da Universidade do Minho e Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores e integra como parceiros os Municípios de Barcelos, Guimarães, Famalicão e Braga.
O projecto contemplará a formação a professores e a disponibilização da plataforma com conteúdos para serem trabalhados ao nível do 1.º ciclo de ensino básico, em questões como a cidadania, o desenvolvimento sustentável e currículo local.
O investimento do Município para a disponibilização desta plataforma é de 12.500 euros.