O executivo municipal aprovou, por unanimidade, em reunião ordinária, a transferência de mais de 5 milhões de euros para as freguesias, correspondente a 200% do Fundo de Financiamento das Freguesias, no âmbito do alargamento de competências previstas no respectivo protocolo.
Esta proposta mantém a linha iniciada em 2010, quando foi assinado, pela primeira vez, um protocolo semelhante que “visa aproveitar as sinergias existentes nas autarquias e a proximidade dos intervenientes aos problemas existentes, com vista à simplificação de processos, no estrito cumprimento da Lei, e a identificação da escala adequada para a resolução dos problemas”.
O executivo deliberou ainda atribuir cerca de 170 mil euros destinados a várias obras na rede viária, espaços de lazer públicos, ampliação e requalificação de cemitérios, construção de muros, drenagem de águas pluviais e apoio às diversas iniciativas das freguesias.
Também às associações do concelho, foram atribuídos subsídios no valor de cerca de 41 mil euros para a realização de diversas actividades e obras de requalificação dos seus espaços.