Ricardo Rio confirmou esta segunda-feira que a Câmara e a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado aguardam a oficialização da cedência de propriedade do antigo Recolhimento das Convertidas, no centro de Braga, de forma a reabilitar o monumento para fins culturais.
“A Câmara de Braga e a CIM do Cávado têm dado os passos necessários para garantir a propriedade do edifício do antigo Recolhimento das Convertidas”, afirmou o presidente da autarquia bracarense, adiantando que “neste momento estamos a aguardar uma reunião com o novo ministro da Administração Interna para podermos avançar com a cedência em definitivo deste imóvel e assim desenvolvermos um projecto de salvaguarda e de revitalização cultural que vai servir a cidade e que será uma mais-valia para este destino de excelência que é a cidade de Braga.
O autarca falava na apresentação de um novo projecto hoteleiro na zona histórica da cidade, em plena avenida Central, que que tem precisamente o seu ponto de partida num edifício contíguo ao antigo Recolhimento das Convertidas.
O Hotel Plaza Central, do Grupo Hoti Hoteis, um investimento de 16 milhões de euros e com abertura prevista para a Páscoa de 2024, em análise na Direcção Regional da Cultura Norte (DRCN), prevê a adaptação do edifício do séc. XVIII ao programa hoteleiro – preservando as suas características da arquitectura -, e a construção de um novo edifício de estilo contemporâneo que assume como referência o alinhamento às ‘Convertidas’.
Fernando Gualtieri (CP 7889 A)