O ensino e a prática do golfe no 1.º ciclo do ensino básico vai ser alargado a mais quatro agrupamentos de escolas do concelho. A medida resulta do protocolo de colaboração assinado esta sexta-feira entre o município, a Federação Portuguesa de Golfe, o Clube de Golfe de Braga e os Agrupamentos Carlos Amarante, D. Maria II, Francisco Sanches e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian que, a partir deste ano lectivo, passam a proporcionar aos seus alunos a aprendizagem do golfe.
A par da componente lectiva, o protocolo prevê a realização de acções de formação dirigidas aos professores, dotando-os das competências técnicas e teóricas necessárias, a realização de torneios e a promoção de actividades de divulgação da modalidade no concelho. Recorde-se que este projecto se iniciou no ano transacto nos agrupamentos de Escolas Sá de Miranda e Mosteiro e Cávado.
Dotar gratuitamente as escolas com o material de aprendizagem da modalidade, disponibilizar infraestruturas de treino a professores e alunos, assim como promover as condições para o acesso ao golfe federado são outros dos objectivos da parceria hoje celebrada.
Segundo o presidente da autarquia, Ricardo Rio, “o desporto tem um papel cada vez mais importante na sociedade bracarense, não apenas pelos inúmeros agentes desportivos que elevam o nosso nome ao mais alto nível, como também pelo desenvolvimento de programas municipais de incentivo à prática desportiva junto de toda a população”.
Na cerimónia, que contou ainda com a presença da vereadora Sameiro Araújo, Rio salientou que este projecto de ensino do golfe “vem contribuir para o incremento da prática da modalidade no concelho”.
Ricardo Rio garantiu que o município está empenhado em apoiar o Clube de Golfe de Braga na concretização do projecto do Campo de Golfe em Tibães, congratulando-se ainda com a realização do Open de Portugal de Pitch&Putt em 2018, em Braga.