A Câmara de Braga associou-se à startup bracarense siosLIFE para desenvolver o projecto ´InterAge´, que permite aos cidadãos de terceira idade aproveitar a potencialidade das novas tecnologias.
Actualmente o projecto está a ser aplicado, a nível experimental, na Associação de Idosos do Centro Histórico de Braga, sendo que a meta passa por alargar progressivamente esta oferta ao tecido social do concelho.
O ‘InterAge’ disponibiliza soluções tecnológicas completamente inovadoras que ajudam a ultrapassar os desafios da utilização por parte dos cidadãos idosos através de plataformas interactivas e intuitivas. São utilizados interfaces como ecrãs de toque, sensores de movimentos, reconhecimento de voz, comandos de voz e gestos. O software apresenta-se personalizado, conforme o perfil e as necessidades específicas de cada idoso. A posição dos equipamentos é ajustável, consoante as dificuldades físicas, dos utilizadores com pouca mobilidade
Para Ricardo Rio este é um projecto “interessante e inovador” pelo modo “aproveita as potencialidades das novas tecnologias para estimular o contacto dos mais idosos com o mundo digital e potencia as várias dimensões desse mesmo contacto”.
“Pretendemos tornar o dia-a-dia dos idosos mais divertido, combatendo assim o sedentarismo e a distância dos familiares e amigos”, referiu o presidente da autarquia, sublinhando o facto de o processo ser acompanhado por profissionais e das soluções serem adaptadas às diferentes necessidades dos utilizadores.
Por seu turno, também Jorge Oliveira, responsável da siosLIFE, garantiu que o “projecto permite a pessoas que não estão habituadas a tirar proveito das novas tecnologias o possam agora fazer, melhorando a sua qualidade de vida e integração social”.