Portugal volta a ser, em 2019, um dos poucos países do mundo a ter uma edição nacional do Global Teacher Prize, o chamado ‘Prémio Nobel do Ensino’.
A Câmara de Braga apoia este projecto que considera ser “um reconhecimento do papel preponderante que os professores têm na vida das crianças e jovens do concelho”.
O prémio internacional atribui 1 milhão de dólares a um professor ou professora que se destaque na resolução criativa e eficaz de um qualquer tema relacionado com o contexto escolar e o prémio nacional atribui 30 mil euros.
O Global Teacher Prize Portugal conta com a 2.ª edição e as candidaturas são feitas online.até 3 de Março, em http://www.globalteacherprizeportugal.pt/ através de um formulário em que o professor explica porque motivo entende merecer o prémio ou através de um formulário para recomendar a candidatura de um professor.
O prémio abrange professores e educadores de infância, desde o pré-escolar até ao 12.º ano, de todas as áreas, no ensino público, privado, cooperativo e especial