O Executivo Municipal de Braga aprecia na próxima segunda-feira, em reunião de Câmara, a atribuição de apoios financeiros de mais de 500 mil euros, as propostas de adesão à Rede de Capitais Europeias da Juventude e de celebração de contratos-programa com diversas entidades.
Em analise estão igualmente as normas dos concursos ‘Braga Natural’ e ‘A(r)riscar’; contratos interadministrativos de delegação de competências com diversas freguesias.
As propostas de celebração de contratos-programa com diversas entidades desportivas, respeitam à Associação de Voleibol de Braga (4.000 euros), Associação de Basquetebol de Braga (4.766 euros) e a Associação de Atletismo de Braga (27.500 euros).
São ainda analisadas as propostas de atribuição de apoios financeiros ao Agrupamento de Escolas de Maximinos à Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e à Associação YAY – Educação para a Inclusão para a continuidade do projecto ‘Virar a Página’ e para a cozinha solidária através da nova valência com formação e exploração da sua cafetaria.
No que se refere à Cultura, o executivo aprova a proposta de celebração de um contrato de dinamização cultural com a Orquestra de Câmara do Distrito de Braga, no valor de 15.000 euros.
O Executivo aprecia, igualmente, a atribuição de apoios no âmbito do BragaSol, um programa municipal que auxilia a realização de pequenas obras de reparação e requalificação de habitações degradadas. Assim, a autarquia atribui um apoio de 475 euros a seis munícipes que recorreram ao programa no sentido de fazer face aos encargos financeiros de ligação das suas residências à rede pública de água.
APOIOS A FREGUESIAS
No que se refere aos contratos interadministrativos de delegação de competências, a maior fatia é atribuída à União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro para apoio à requalificação parcial da Rua Nova, em Celeirós. À Freguesia de Priscos é atribuído um apoio de 96.772 euros para a execução do ramal de águas pluviais, repavimentação e alargamento da Rua Casa Nova.
Já a União de Freguesias de Morreira e Trandeiras recebe 75.954 euros para a requalificação da Rua do Calvário, enquanto a União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe recebe 9.225 euros para a repavimentação da rua do Rio Torto e da rua das Mimosas.
Para a União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, o Executivo Municipal vai um financiamento de 6.273 euros, verba que se destina ao projeto de requalificação da Rua da Saudade. Também a Freguesia de Sobreposta tem um apoio de 5.755 euros para a obra de prolongamento do colector de drenagem de águas pluviais e criação de valeta na Rua da Carpintaria.
No que se refere Apoios às Freguesias, o Executivo Municipal analisa as propostas de atribuição de apoio financeiro à União de Freguesias de Lomar e Arcos, no valor de 13.621 euros, para a requalificação da zona envolvente do nicho de Nossa Senhora de Fátima, na rua de Custoias, em Lomar.
Este S. Pedro e S. Mamede recebe um apoio de 28.494 para a requalificação da Rua do Pinheiro, em Este S. Pedro, enquanto Merelim S. Paio e Parada de Tibães tem um apoio de 1.635 para a requalificação de espaços verdes na Rua de S. Vicenso, em Panoias.
À União de Freguesias de Arentim e Cunha tem um apoio de 17.360 euros para a aquisição de terrenos para a ampliação do cemitério de Arentim. Já a Freguesia de Ruílhe recebe um apoio de 7.250 euros para a limpeza de terreno.